Marketing digital: o que é Web 1.0 e Web 2.0?



Na década de 90 a Internet teve seu momento de maior expansão e foi neste início dela que o termo marketing digital foi criado.

Web 1.0


Na primeira fase da web os usuários atuavam de maneira passiva, pois a internet não era interativa até o momento, pelo contrário, ela funcionava apenas como um ambiente informativo dentro de um sistema de busca.

Nessa fase, o Marketing Digital ainda era muito parecido com o Marketing Tradicional, pois a comunicação era unilateral, os consumidores, no caso, os usuários on-line, podiam apenas receber o conteúdo divulgado pelas empresas em sites institucionais, por exemplo, sem que fosse realizada a interação entre as duas partes.

A diferença maior era o meio utilizado para veicular informações, um usava os meios mais comuns, enquanto o digital usava a internet que

Web 2.0


A web 2.0 começou aparecer em 1993, quando os usuários começaram a ter mais interação com as empresas através de anúncios clicáveis.

Mas foi apenas em 2000 que o Marketing Digital ficou parecido com o que conhecemos hoje, entrando oficialmente na era da web 2.0.

Nesse momento a comunicação passou a ser mais democrática e todos puderam ser produtores de conteúdo com igual importância e espaço nas mídias digitais.

Além disso, começou a ser realmente possível a interação entre usuários e empresas.

web 1 x web 2

O insight que levou a Internet a passar por essa mudança foi a quantidade crescente de usuários e hoje essa quantidade continua em constante crescimento.

Por isso, alguns estudiosos apontam que do ano 2000 para cá, surgiram também a web 3.0 e 4.0, mas essa é uma discussão em aberto e vamos deixar para os especialistas chegarem a um acordo, caso algo mude com certeza você será informado por aqui.

A questão é que nesse tempo o Marketing Digital continuou se aprimorando, novas técnicas surgem a todo momento com o intuito de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.

Portanto, você conheceu um pouco mais sobre a evolução da Web. Quer aprender tudo sobre marketing digital? Acesse o link ao lado e se torne um PHD no assunto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *